Se você deixa o seu celular carregando a noite inteira precisa PARAR com isso: entenda

Se você costuma deixar seu celular plugado no carregador a noite inteira, ou seja, mesmo depois de atingir 100% de carga, você está carregando do jeito errado. A constatação é de um grupo formado por especialistas em baterias da empresa Callex, que criaram a Battery University, uma das maiores referências do tema.

As baterias dos smartphones atuais são compostas de íon-lítio, e elas são sensíveis ao excesso de carga por entrar em um estado de alta tensão.

Expor a bateria em alta temperatura e deixá-la em estado de carga completo durante um período prolongado pode ser mais estressante do que o ciclo que se espera, de acordo com informações da Battery University.

Portanto, nada de deixar o celular carregando por diversas horas durante o dia ou a noite. Isso apressa o desgaste da bateria.

Não descarregue totalmente a bateria

De todas as formas, as baterias tendem a ficar mais fracas com o passar do tempo. Nesse caso, vale a pena recorrer a uma prática erroneamente associada ao ‘vício’ de bateria: carregar frequentemente seu smartphone.

“A bateria não precisa de ciclos periódicos de descarga completos para prolongar sua vida”, explicam os pesquisadores no site da Battery University.

“Quando estiver totalmente recarregada, tire o celular do carregador. É como relaxar os músculos após um exercício desgastante”.

Forma certa de carregar o celular

Então, segundo os pesquisadores, o meio-termo é o ideal. Não é preciso deixar o smartphone toda hora em 100% – da mesma forma que não é recomendado deixar com que a bateria fique fraca a ponto de desligar o aparelho.

Ou seja, tudo bem fazer pequenas cargas do seu celular várias vezes durante o dia.

O ideal é manter o celular entre 40% e 70%, ou seja, em níveis intermediários de carga.

2017-08-04T14:05:36+00:00 04/08/2017|